sábado, 10 de março de 2012

Breve Histórico do Zoológico da UFMT


Em 23 de março de 1977 iniciou-se na Universidade Federal de Mato Grosso, um plano básico para criação de alguns animais em volta de uma represa artificial construída no Campus de Cuiabá. Após alguns anos o número de animais aumentou, transformando então esse espaço em um pequeno Zoológico que se tornou uma das principais atrações da UFMT e da cidade.
A partir de 1992, o Zoológico da UFMT passa a integrar a estrutura administrativa do Instituto de Biociências – Resolução CO nº27 de 12 de fevereiro de 1992. Com a extinção do “mini zôo” do 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9ºBEC) e a incorporação de seus animais ao plantel do Zoológico da UFMT, consolidou-se a idéia de se estruturar um zoológico de animais regionais representando os sistemas naturais do Estado de Mato Grosso, a Amazônia, o Pantanal e o Cerrado. Os animais são abrigados em ambientes que reproduzem seu habitat natural e encontram-se confinados de três formas: individual, em casais e em comunidades.
Atualmente o Zoológico da UFMT possui em seu plantel 75 espécies dentre as classes de répteis, aves e mamíferos. Muitas das quais severamente ameaçadas de extinção, como por exemplo, a ariranha, o gavião real, o macaco aranha, que como outras já se reproduziram em cativeiro no Zoológico da UFMT.
Desta forma, o Zoológico da UFMT tem conseguido cumprir uma das principais metas dos Zoológicos, que é realizar a reprodução em cativeiro de animais ameaçados de extinção.
No Estado de Mato Grosso, o Zoológico da UFMT é o único órgão receptor de animais silvestres  apreendidos pelos órgãos de fiscalização ambiental ou de animais indevidamente retirados de seus habitats.
O custeio do Zoológico é mantido pela UFMT, mesmo sem estar previsto nos recursos orçamentários do MEC. Conta com a ajuda da iniciativa privada para a manutenção dos animais, tendo como parceiro um frigorífico de Várzea Grande que doa fetos de bezerro ao Zoológico, uma vez que é proibido o abate de fêmeas prenhas e quando isto ocorre não se pode comercializar o feto.
O Zoológico conta com profissionais especializados, como biólogos e veterinários, que zelam pela alimentação, a saúde física e mental e habitat dos animais. Também conta com tratadores especializados na manutenção dos recintos e manejo das espécies.
                  Rev.  eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, v. 24, janeiro a julho de 2010.

Alunos (2º Ano) que foram ao Zoológico da UFMT, leiam o texto e conheçam mais sobre a história do Zoológico. Façam uma análise do texto e comentem sobre a visita que fizeram ao ZOO na aula de Biologia.  Vamos trabalhar de maneira interdisciplinar.
Um abraço. Prof. Lourdes - História.



7 comentários:

  1. Nome:Maria Patricia (2 Ano B) MATUTINO

    Muito legal esse texto prof,aprendi bastante sobre a história do nosso zoólogico. E foi bem importante a nossa visita no zoólogico para conhecemos de perto os animais e como eles se comporta!

    ResponderExcluir
  2. é muito interesante saber sobre a história do zoo da ufmt, este texto colaborou muito para informações sobre ele.
    o zoo tem um papel muito importante para a preservação da nossa fauna que é tão bonita.as pessoas devem se conscientizar ao visitarem ele.este texto colabou muito com suas informações para meus conhecimentos que não eram vagos sobre o zoo da ufmt.
    Aluna: Thais Rodrigues Carlos
    2º Ano C

    ResponderExcluir
  3. Esse texto nos traz um grande conhecimento sobre o nosso zoológico,no nosso passeio podemos ver a variações de espécies,como eles se comportam,como vivem no Zoológico..Foi muito legal a nossa ida lá***vamos fazer isso de novo!!!
    aluno:Gabriel Victor 2°C

    ResponderExcluir
  4. O texto vem recheado de informações, com o intuito de ajudar em nosso conhecimento em relação ao tema abordado.
    Neste texto relata sobre o habitat e a reprodução de animais em extinção, e tivemos a oportunidade de ver mais de perto. No caso do meu grupo, foi sobre os mamíferos, entre eles o seu habitat as suas alimentações variam de animais para animais.
    Aluna: Wendesleny da Silva Lima Teixeira
    Série: 2º ano C

    ResponderExcluir
  5. É muito interessante o texto pois fala sobre o ano e como o zoologico da UFMT foi criado e como isso virou a principal atração da faculdade.Neste texto fala sobre os animais e seu habitat,que alguns animais que estão em extinção se reproduzem em cativeiros,o zoologico da UFMT é unico orgão receptor de animais silvestres e que são retirados de seu ambiente normal.Os animais são bem tratados por biologos,veterinarios que cuidam da sua alimentação!
    Aluna:Ahyram Suellem
    2°ano C

    ResponderExcluir
  6. achei o texto muito interessante, pois com ele pude aprender coisas sobre o zoológico de Cuiabá, nas quais eu nem fazia ideia, como de que o zoológico no começo era um mine zoo, e depois com o crescimento da quantidade de animais ele também cresceu, e é bom saber que eles fazem cada habitat conforme a do animal, que eles realmente cuidam dos animais e não os maltratam, e que o zoo também é uma forma de tentar impedir a extinção de especies ameaçadas.
    aluna: camila rosa
    turma: 2°B matutino

    ResponderExcluir
  7. Olá Professora, a aula de campo ao zoologico foi ótima, muito participatica de todos, os animais são muito belos, e é muito interessante ficarmos por alguns segundos observando-os ... Cada movimento, a maneira como eles agem dentro dos cativeiros.
    O zoo da Ufmt é bem completo mesmo, a fauan de mt esta completamente toda lá . A única coisa que me entristeceu foi que eu vi o cativeiro no Tamanduá sem água, e ele parecia com sede, e também me deparei com um animal morto,uma tartaruga, poxa, tartaruga é pra viver 300 anos, e ela estava morta , foi muito triste e decepcionante ! Mais fora isso a aula foi ótima e muito produtiva !
    Greicyelle Marcelina 2° B Matutino

    ResponderExcluir