Reflexões


Uma hora muito especial.
Abraham Shapiro

Um homem marcou uma consulta com um psicólogo, e ao chegar disse: "Doutor, estou visivelmente triste. Não importa o que eu faça, não consigo melhorar. Como me livrar desta depressão?"

O psicólogo olhou bem para ele e respondeu: "Venha comigo até a janela". O homem o acompanhou. O psicólogo apontou para o lado de fora: "Está vendo aquela tenda lá longe? O circo está na cidade e é um circo magnífico! Existe lá um palhaço chamado Rosário. Ele é a solução para o seu problema. Basta olhar uma vez para ele e sua depressão vai desaparecer!"

O homem voltou-se com tristeza para o psicólogo e disse: "Obrigado por tentar me ajudar". Levantou-se para ir embora e, ao sair, entregou seu cartão ao médico. Nele estava escrito: Rosário, o palhaço.
Todos nós necessitamos chegar ao nosso "eu" mais profundo, criar contextos nos quais possamos tirar a máscara com que nos apresentamos dia após dia diante dos outros, ao longo de quase toda a nossa existência.

Embora esta máscara seja um reflexo de quem somos, ainda assim ela não é o nosso "eu mais profundo". Deixá-la presa ao nosso rosto por tempo indeterminado, achando que ela seja o reflexo verdadeiro de quem somos, é um erro cujas conseqüências e proporções poderão ser sérias demais, algum dia. Não devemos sequer arriscar permanecer neste estado.

Um palhaço se dedica a fazer as pessoas rirem. Contudo, ele precisa reservar um tempo para meditar, um momento de seriedade, inteiramente dedicado a si, em que não esteja distraindo os outros. Nesta hora ele irá visitar suas profundezas interiores.

Assim também qualquer outro ser humano carece de um momento a sós consigo próprio. É quando acontecem as definições, o desenvolvimento de conceitos, a aprendizagem e as grandes decisões - ou as pequenas. Mas é quando ocorrem igualmente, as redefinições, a quebra de velhos e retrógrados modelos mentais e teorias errôneas ou enganosas são desaprendidas - aquilo que de nada serve ou que só conduz a erros e desvios do sentido da vida.

Esta hora é, enfim, uma chave que abre portas importantes e poderosas para o crescimento e o desenvolvimento pessoal.